O que é colonoscopia e como ela ajuda a sua saúde?

Você já deve ter ouvido falar neste nome, mas poderia dizer com clareza o que é colonoscopia? Apesar de envolta em muitos medos e preconceitos, a colonoscopia é a única maneira encontrada pelos médicos para detectar o câncer de intestino.

Talvez pela maneira invasiva como o procedimento é realizado, muitas pessoas adiam a ida ao médico e acabam atrasando ainda mais o diagnóstico da doença, comprometendo as chances de cura.

Neste artigo você vai saber o que é a colonoscopia, como ela é realizada, por que ela é imprescindível para a manutenção da saúde do seu corpo e quais sintomas são suficientes para fazer uma visita ao médico.

O que é colonoscopia e para que serve?

A colonoscopia é um exame realizado através do canal retal, ou seja, é um tipo de endoscopia feita pelo ânus do paciente. O objetivo deste exame é identificar algum problema, alguma anormalidade nesta região.

A colonoscopia é o único procedimento capaz de prevenir e detectar a presença do câncer de intestino. Esta variação da doença está em quinto lugar na lista dos tipos de câncer que mais mata pessoas no nosso país.

O exame de colonoscopia, apesar de invasivo, não traz dor ao paciente, visto que este é sedado antes. O máximo que pode ocorrer é uma leve distensão abdominal, após o exame, mas que logo se dissipa.

A prática é tão simples que não há necessidade de internação, a não ser em casos muito específicos e em pacientes extremamente debilitados como acontece com alguns idosos acometidos por algum problema intestinal.

Como é realizado o exame de colonoscopia?

O exame de colonoscopia, além de indolor, é rápido. Dura cerca de 20 minutos. Veja em 5 passos como ele é realizado.

  1. O paciente é deitado e recebe a anestesia.
  2. O médico introduz um tubo pelo ânus e este percorre toda a região do intestino em busca de alterações
  3. A micro câmera que existe neste tubo transmite para uma tela de computador as imagens do órgão em tamanho aumentado
  4. Caso o médico identifique alguma alteração, retira um pedaço para fazer a biópsia
  5. Se a alteração for maligna, o aparelho também se encarrega de retirá-la do intestino

Quando a colonoscopia deve ser feita

Existem alguns sintomas apresentados que deixam claro quando alguma coisa não vai bem com os seus órgãos internos. Sempre que o paciente perceber alguma alteração no funcionamento do seu corpo, deve procurar um médico.

Caso o médico especialista suspeite de alguma doença intestinal, ele deve solicitar o exame de colonoscopia. A seguir alguns sintomas mais comuns que servem de alerta para doenças do intestino:

  • Sangramentos anais
  • Quadros de diarréias severas, constantes alternadas com intestino preso
  • Algumas dores abdominais atípicas e recorrentes
  • Presença na família de pessoas que já sofreram com câncer de intestino. Neste caso, o paciente deve realizar o exame após os 30 anos de idade
  • Ou se o próprio paciente já tiver apresentado um histórico de pólipos no intestino em alguma fase da sua vida

Para quem não apresenta nenhum destes sintomas, a recomendação médica é que qualquer pessoa realize a colonoscopia após completar 50 anos de idade. Se o resultado do exame for satisfatório, não há necessidade de repeti-lo anualmente. Cinco anos é o suficiente para se prevenir.

Agora que você já sabe o que é colonoscopia e sabe também que é um procedimento indolor, rápido e totalmente eficaz na prevenção e tratamento de uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo, não tem mais por que adiar a visita ao médico. Principalmente se estiver apresentando algum sintoma dentre os que foram listados acima. É preciso entender que quanto mais rápido o diagnóstico de uma doença, maiores as chances de cura.